Retiro com os Missionários e Coordenadores da Mãe Peregrina

Retiro com os Missionários e Coordenadores da Mãe Peregrina
Santuário de Araraquara Realiza 1º Retiro do Ano com os Missionários e Coordenadores da Mãe Peregrina

O Santuário de Schoenstatt Morada da Alegria Vitoriosa de Araraquara teve a alegria de realizar o primeiro encontro do ano com os missionários e coordenadores da Mãe Peregrina no domingo dia 17 de abril de 2016 e contou com a participação das cidades de Araraquara, Cândido Rodrigues, Ibitinga, Itápolis, Motuca, Pradópolis, Ribeirão Bonito, São Carlos e Serrana, onde puderam renovar o ardor missionário, a exemplo de João Luiz Pozzobon e levar a Mãe de Deus a todos os lares.

Com início às 9 horas da manhã os peregrinos foram recebidos com café da manhã e a acolhidos pela Irmã Mariane Galina, assessora do Santuário de Schoenstatt de Araraquara e pelo casal Ana Lucia e Romão coordenadores diocesanos da Mãe Peregrina. Um representante de cada cidade foi chamado para contar como a Mãe Peregrina atua em sua cidade e quão lindos os frutos colhidos através da Campanha da Mãe Peregrina.

Presente de João Pozzobon

Irmã Mariane falou sobre a imagem que João Pozzobon presenteou a uma das missionárias da cidade de Araraquara e que hoje essa imagem está em nosso Santuário. A imagem, no decorrer da manhã foi passada nas mãos de todos os presentes a qual puderam contempla-la. Que grande valor tem, para cada missionário, a presença de uma imagem que foi tocada pelas mãos santas de nosso querido e saudoso diácono João Pozzobon.

Após a acolhida, foi desenvolvido o tema “Uma campanha em Saída – Porta da Misericórdia, feita por Fernando Castilho Valderrama da liga de famílias e que também é um missionário da Mãe Peregrina. A temática desenvolveu tanto a visão de Nossa Santa Igreja quanto ao que tange a ação de Schoenstatt e a Campanha da Mãe Peregrina no Ano Santo da Misericórdia. O que precisamos fazer e de que forma os nossos coordenadores e missionários podem contribuir para a Bula Papal que determina o Jubileu Extraordinário da Misericórdia – Misericordiae Vultus.

Sob a Visão do Pe. José Kentenich e as proclamações do Papa Francisco pode-se demonstrar o quão atual a Pedagogia de Schoenstatt está com o mundo contemporâneo. O Santo Padre exorta que: “Animo todas as comunidades a uma capacidade sempre vigilante de estudar os sinais dos tempos”. No tocante das palavras de Francisco, Pe. Kentenich já dizia: “A mão no pulso do tempo e o ouvido no coração de Deus”. As similaridades das frases não estão nas palavras mas no seu conteúdo e sentido.

A igreja relata as urgências para que a misericórdia aconteça entre nós, de forma horizontal: Estar sempre em missão, usar da igreja como a casa para iniciação da vida cristã, ter a fonte de animação bíblica da vida e da pastoral, ter a igreja como a comunidade das comunidades, vivendo em união e, por último, servir a vida em qualquer instância. Schoenstatt propõe um Movimento em Saída. Ir ao encontro e não se limitar as “paredes do Santuário”. Só desta forma poderá se responder a pergunta: Porta da Misericórdia, quem és tu?

Um Encontro Pessoal com Deus e Nossa Mãe Rainha

Após a temática, os coordenadores e missionário da Mãe Peregrina tiveram um momento para retirar-se de si e se conectar diretamente com Jesus e sua Mãe. Todos os presentes foram convidados a entrar em retiro de silêncio e meditar sobre como eu posso ser uma Porta da Misericórdia. Com Jesus exposto no Santuário todos tiveram a oportunidade de adorá-Lo e entregar a Ele todas as suas alegrias, tristezas, angústias, pedidos e principalmente a missão a eles confiada. Em todos os lugares do santuário dentro e no jardim podia ver as pessoas entregues inteiramente a Deus, meditando, rezando e se perguntando: “Porta da Misericórdia, quem és tu? ”

Uma Mensagem da Mãe

Após o almoço todos receberam uma pequena dobradura de papel onde cada um a colocava em recipientes com água e esta se abria como flor e dentro estava a mensagem da Mãe. Está mensagem poderia ser: Prosperidade, Oração, Fé, Missão, Perseverança, Doação, Felicidade, Amor, Compromisso, Comprometimento, Bondade, Esperança, Alegria, Caridade.

Para encerrar o dia com chave de ouro todos puderam participar da linda celebração eucarística presidida pelo Padre Bento onde falou sobre a misericórdia de Deus e quão grande é essa misericórdia de Deus para cada um de nós.

Ao termino da celebração todos foram convidados a se dirigirem a frente do santuário onde puderam se despedir e fazer a foto oficial do dia. “Um dia de graças na casa da Mãe”.

Clique para ver as fotos do retiro

Por: Julieide e Fernando Castilho Valderrama

PASCOM – Santuário Morada da Alegria Vitoriosa

 

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *