União Feminina

UNIÃO APOSTÓLICA FEMININA DE SCHOENSTATT

LIVRES POR AMOR, FIEL EM LIBERDADE…

 

Igreja

A União Feminina de Schoenstatt é reconhecida nos seus estatutos como uma Associação Internacional Privada de Fiéis, com sede em Schoenstatt, na cidade de Vallendar, Alemanha. A Comunidade foi reconhecida pela Igreja a 15 de setembro de 1995, através da aprovação dos Estatutos pelo Pontifício Conselho para os Leigos.

Apostolado

A finalidade específica da União Feminina é a formação da personalidade feminina cristã responsável que, a exemplo de Maria, vive segundo a vocação à santidade como todos os batizados. A União Feminina quer dar testemunho da liberdade dos filhos de Deus, percorrendo o caminho da imitação de Cristo segundo os Conselhos Evangélicos da Virgindade, Pobreza e Obediência, assumidos em amor magnânimo.

Membros

Os membros recebem da Comunidade, por ocasião dos encontros e retiros regulares, formação espiritual e apoio, e cultivam a vida familiar e de oração. Porém, não vivem em permanente Comunidade.

Como leigas e mulheres, os membros da União querem, à semelhança de Maria, Mãe da Igreja, estar completamente ao serviço de Deus no meio do mundo e dar testemunho dele nas paróquias, no âmbito de trabalho e na sociedade. Ou seja, onde Deus as colocar.

Espírito Santo

A Comunidade cultiva um especial amor ao Espírito Santo, pois depende dele para realizar a sua missão. Somente com seu auxílio, ela pode ser luz e ajudar na renovação religiosa e moral do mundo.

Medalha

Símbolo da Consagração de Ingresso na Comunidade.

Aliança

Símbolo do “Sim” perpétuo à Comunidade e da Comunidade a cada membro – Consagração Perpétua. A Aliança tem o símbolo das mãos entrelaçadas.

Desenvolvimento

A Comunidade da União Feminina de Schoenstatt está presente nos seguintes países: Alemanha, Suíça, República Checa, Polônia, Áustria, Portugal, Argentina, Paraguai, Chile, Porto Rico e Brasil, totalizando 220 membros.

No Brasil, atualmente, é constituída por nove Cursos, abrangendo os Estados de São Paulo, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul, com 23 membros.

A União Feminina tem sua fundação no Brasil no ano de 1969, com a Consagração de Ingresso do Primeiro Curso em Santa Maria/RS.

Ideal

FAMÍLIA PATRIS IN LIBERTATE ET MAGNANIMITATE PRO ECCLESIA

(FAMÍLIA DO PAI, EM LIBERDADE E MAGNANIMIDADE, PARA A IGREJA)

 Símbolo da Comunidade

“Duas mãos entrelaçadas… O que simbolizam estas duas mãos? A Aliança de Amor!

Que mãos são? Minhas mãos, nossas mãos …

Imaginem agora: Mão da Mãe de Deus, Mão do Salvador, Mão de Deus Trino. ”

Pe. José Kentenich

 

 

Por Valda Roseli Perez – Dirigente de Região – Brasil/Porto Rico

 

Quem quiser fazer parte entre em contato:

E-mail: valdaperez@gmail.com