Vistes o que eu fiz? Façais também o mesmo!!!

Vistes o que eu fiz? Façais também o mesmo!!!

Despojar-se e vestir-se de humildade

 

O Santuário Tabor Morada da Alegria Vitoriosa recebeu o padre Paulo Henrique Borges, da Diocese de São Carlos, para a celebração da Missa da Ceia do Senhor,  “in Coena Domini”, nesta Quinta-feira Santa, 18  de abril, e  dia da Aliança.

Nesta Ceia do Senhor, na qual Jesus instituiu a Eucaristia e o Sacramento da Ordem, o padre Paulo Henrique também recebeu doze “apóstolos” para realizar o rito de lava-pés, e o descreveu em  algumas de suas  mensagens mais importantes para nós,  na homilia da noite. Padre Paulo assim nos exortou:

  “Deus é revelado visivelmente em nosso Senhor, através deste gesto de lava pés.  Através dele precisamos fazer uma conversão da imagem que temos de um Deus que deve ser servido, e não que sirva. Nosso Senhor revela, através deste  gesto,  qual é o rosto de Deus, qual é a atitude de Deus em relação a nós que somos seus filhos.

É um Deus que se despe humano, para  significar que na nudez Ele reveste-se de serviço. Aqui há algo totalmente novo. Deus não pede para ser servido. Nosso Senhor não nos pede para que  o sirvamos, mas que nós sejamos servidos por Ele;  e sendo servidos por Ele, possamos também servir ao outro. Este é o núcleo central da liturgia desta Quinta-feira Santa:  esta consciência de  que o cristão se faz no serviço gratuito, voluntário,  por amor ao Cristo e ao outro.  Como o Senhor tem dirigido a mim uma atitude de serviço, eu também irei em  socorro dos necessitados!!!

 Que nós possamos deixar que as características do cristão sejam impressas em nossos corações.

 O cristão será reconhecido por este serviço: “Vistes o que eu fiz? Deveis fazer o mesmo, também façais o mesmo…”

 Que nós saiamos do nosso egoísmo  e da nossa indiferença, porque muitas vezes nós temos os olhos obscuros para as necessidades de nossos irmãos, pelas vezes que nós não estendemos a mão àquele que necessita de nossa ajuda, de nosso ombro, da palavra amiga, do  conselho, da amizade. Que nós possamos, em humildade, nos despojar de nossos defeitos – os “enfeites” que impedem a Graça de Deus habitar em nós – colocando-nos para lavar os pés, mudando a concepção deste Deus!!! Ser cristão exige de nós a renúncia de nós mesmos.”

Para os judeus, o lava pés antes da Festa da Páscoa, tinha um sentido de purificação. Por isto eles se lavam muito, e Nosso Senhor chama a atenção daqueles que purificavam mas não estavam com o coração puro, trazendo mais uma mensagem importante:  para nós nos aproximarmos de Deus, nós não precisamos estar purificados, porque a purificação é dom gratuito. É o Senhor que me purifica para que eu possa estar em comunhão com Deus. É esta consciência cristã que devemos assumir.

O Senhor vem até mim, se entrega a mim, para que eu purificado por ele, pela graça do Sacramento, possa viver intimamente unido a Ele.

Após a missa, o padre Paulo conduziu a todos em procissão até o Santuário, onde Jesus permaneceu exposto para iniciar a adoração ao Senhor!!!

Fotos da Missa da Quinta-feira Santa

 

Por Iris Marcomini – Liga de Famílias

 

 

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *