Crianças recebem o Pão da Vida no Domingo da Misericórdia

Crianças recebem o Pão da Vida no Domingo da Misericórdia

 

“Ave Maria por tua pureza, conserva puros meu corpo e minha alma. Abre-me amplamente o teu coração e o coração de teu Filho…” Padre Kentenich

Com verdadeira alegria agradecemos aos catequistas Edson, Silvia e Glauciani pela dedicação em formar mais uma turminha de crianças no Santuário Tabor Morada da Alegria Vitoriosa. Que a Mãe e Rainha os conduza na formação de muitos pequenos que ainda estão por vir, atraindo seu pequenos corações ao Coração de Jesus, que neste dia é todo Misericórdia!!!

Recebendo Jesus Misericordioso

O  2o. Domingo de Páscoa foi preparado de maneira muito especial no Santuário Morada da Alegria Vitoriosa onde 19 crianças da catequese tinham o tão aguardado Primeiro Encontro com Jesus na Eucaristia. A Santa Missa teve início às 11:00 horas com a chamada individual dos catequizandos que entram com seus pais, sendo acompanhada pela comunidade presente, além de padrinhos, amigos e familiares.
Posicionadas diante do altar, as crianças cantam e acompanham a procissão de entrada que segue com a Cruz Procissional, o Círio Pascal, a Mãe Peregrina, o quadro de Jesus Misericordioso, equipe litúrgica e o Presidente da Celebração Pe. José Marcelo, Capelão do Santuário. Pe. José Marcelo acolhe os catequizandos e a todos, destacando a alegria de partilhar em comunidade deste banquete no Dia do Senhor e da Divina Misericórdia.
Ao longo de toda a jornada de preparação, nas celebrações do 2o.Domingo do mês, a Catequese, como responsável pela Santa Missa, tinha as crianças designadas para as leituras, no entanto, neste dia especial, são os pais dos catequizandos que assumem a responsabilidade.
O Evangelho de São João traz a alegria dos discípulos ao verem o Senhor Ressuscitado e ao mesmo tempo a incredulidade de Tomé que estava ausente em sua vinda. Jesus vem novamente e convida Tomé a ser fiel, enaltecendo os Bem-Aventurados que creram sem terem visto. Um verdadeiro convite para que possamos alimentar o nosso espírito, de tal forma que possamos viver da fé, experimentando o Ressuscitado, sua paz e sua presença entre nós afinal, Jesus Ressuscitado traz a profunda misericórdia de Deus que se compadece até de nossas incredulidades e nos faz um convite a tocarmos n’Ele, experimentarmos Ele, sentirmos Ele presente e vivo no meio de nós na Santa Eucaristia.
Em sua homilia Pe. José Marcelo aborda a incredulidade de Tomé, especialmente por sua “falta” naquele Encontro com Jesus e reforça assim a importância da participação da Santa Missa em comunidade para alimentar nossa fé e partilhar o ensinamento que Jesus, estando com seus Discípulos, nos deixou que a vida se faz em família e em comunidade.
Os Padrinhos de cada catequizando acompanham seus afilhados durante a renovação das Promessas Batismais, acendendo no Círio Pascal as velas e a chama da fé na luz do Cristo Ressuscitado, renovando desta forma, o brilho desta luz recebida no Batismo.
No ofertório são entregues pelas crianças ao altar do Senhor os certificados, as medalhas da Consagração, o livro da Aliança, o Capital de Graças (que as crianças prepararam por ocasião da 1a.Eucaristia, entregando a Mãe de Deus suas contribuições diárias, do período de 07 à 27/04/2019), o Pão e o Vinho para serem consagrados.


Para a comunhão cada catequizando se dirige juntamente com seus pais ao genuflexório para receber o Sacramento do Corpo e Sangue de Jesus, encontro que permitiu reviverem a última ceia de Jesus com os apóstolos pela 1a. vez.
Após a bênçãos das medalhas, os agradecimentos finais e a benção solene, os catequizandos vão em procissão até o Santuário para serem consagrados à Mãe e Rainha. Um momento de muita emoção em que as crianças rezam, assinam o livro da Aliança, recebem a medalha de Consagração, os certificados e se entregam aos cuidados da Mãe de Deus.

Veja as fotos da Primeira Eucaristia aqui

 

Por Edson Mikus – Catequese

Fotos Mário Takanage

 

Adicionar Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *