O Santuário vive conosco e nós vivemos com o Santuário!!! Abertura do Ano.

O Santuário vive conosco e nós vivemos com o Santuário!!! Abertura do Ano.
  1. Clique aqui para ver as fotos
O Santuário vive conosco e nós vivemos com ele

A Abertura do Ano no Tabor Morada da Alegria Vitoriosa aconteceu na manhã do domingo, 16 de fevereiro, e deu início às  atividades apostólicas locais. Começou com a Santa Missa  presidida pelo padre José Marcelo de Araújo, que nos lembrou que somos livres  para escolher entre a vida e a morte,  entre  ter um coração puro, ou levar uma vida “mais ou menos” diante da Graça de Deus.

 

“Busquemos um coração puro!! Como não pecar por palavras e  pensamentos? Como não matar, ou sermos adúlteros diante da Graça de Deus? É preciso reorganizar o nosso pensamento, é preciso reorganizar os nossos sentimentos, é preciso restabelecer a nossa comunhão com Deus! Neste dia especial de formação, em que nós queremos aprender um pouco mais sobre configurar a nossa vida segundo a vida do Cristo, peçamos a Deus um coração que seja puro, e  a graça de não matarmos os nossos irmãos e irmãs através de palavras, gestos, e ações. Peçamos a Graça de que através de nosso testemunho, Deus possa se manifestar ao outro! E neste sentido, pedimos que este Santuário seja purificado,  limpo de todo pecado, e assim transformado numa vida nova. Que este Santuário, que também  é o nosso coração e todo nosso ser, seja capaz de manifestar o amor de Deus!!!” Padre José Marcelo

Cristo Tabor, forma em mim uma Nova Terra Mariana!!!

Padre Kentenich dizia que enquanto houver uma única pessoa que traga suas contribuições ao Capital de Graças, a Mãe permanecerá estabelecida no Santuário. Este é a originalidade de Schoenstatt, e foi com súplicas e pedidos para que a Mãe venha se estabelecer no Santuário que a manhã de formação começou…  A Juventude preparou uma apresentação  que abordou este e outros temas como por exemplo as escolhas individuais, a vida em comunidade e em sociedade.  Seguiu-se um momento de meditação interior e ação de graças, momento em que todos foram levados a encher a talha com suas contribuições e gratidão.

Se a Mãe não encontra contribuições ao Capital de Graças, não se estabelece no Santuário!!!

A formação continuou com a palestra da Irmã Diná, Atibaia/SP, “Cristo Tabor Forma e Norma da Nova Terra Mariana”,  que começou trazendo à memória o jubileu de 20 anos de nosso Santuário que acontecerá em 2021, e também traçou algumas estratégias que devemos manter em mente neste ano:

-Recordar e nos Conscientizar sobre cada alegria operada por Deus em tempos difíceis… e Agradecer, mudar a forma de ver as coisas!!!

-Munição! Buscar novos conhecimentos e aperfeiçoar os já aprendidos para anunciar Schoenstatt com mais alegria.

-Olhar para o futuro e levar neste olhar a Cultura da Aliança: “Unidos ao Pai e Profeta Por uma Nova Terra Mariana”.

-Remédios para uso contínuo: Amor a Maria e Autoeducação.

-Autoreflexão e Auto-educação: tem algo que eu poderia melhorar? tenho coragem de perguntar para alguém onde posso melhorar?

-Fé prática na Divina Providência.

“Queremos nos preparar para o futuro olhando para o passado com gratidão. No próximo ano este Santuário completa 20 anos, e hoje estamos aqui refletindo: quantos anos foram necessários para que a Mãe se estabelecesse neste Santuário? quantas contribuições ao Capital de Graças foram necessárias?”

O que a Mãe espera de nós para os próximos 20 anos?

Ano a ano mudanças ocorreram, ocorrem, e ocorrerão; e toda mudança provoca uma diversidade de  sentimentos que precisam ser integrados na nossa vida, deixando espaço para Deus agir.  O novo que chega causa empolgação e alegria, ou pode causar insegurança e incompreensão, mas são nestes momentos de mudança que a Mãe espera de nós uma decisão! Ela espera que nós entremos pela frestinha aberta da porta… pois se Deus fecha uma porta, Deus abre outra. Ela quer a mudança do nosso olhar, até conseguirmos observar onde Deus está abrindo outra porta…

Que sementes vamos deixar com as decisões que estamos tomando diante das mudanças que estão sendo vividas? Haverá contribuição ao Capital de Graças para que as próximas gerações possam receber a bênção de ter este Santuário Vivo? Nada é impossível onde o amor é grande, e ele é que continuará plantando esta Nova Terra Mariana.

Viver o Cristo tabor… Montar minha tenda aqui….

Revelar Cristo ao mundo, deixar Maria nos conduzir a Cristo, formar a imagem de Cristo em nós. Como isto se torna possível? Através de um instrumento perfeito e escolhido de maneira especial para a renovação do mundo em Cristo e Maria,  uma renovação que se realiza  a partir de nosso Santuário para a Glória do Pai.  Esta é a definição de Schoenstatt dada pelo Padre Kentenich. O Santuário deve ser nosso ponto de encontro com Deus, não apenas para mim, mas para que todos o conheçam. Diante dos desafios do hoje, eu preciso viver do portão pra fora do Santuário como vivo do portão pra dentro, isto é, viver minha vida cotidiana com o Santuário Vivo em mim.

Ensinamento: ” O nosso lugar de graças supõe trabalho conjunto entre Deus e nós, entre a Mãe de Deus e nós. Por isso nós que estamos no Movimento e nele queremos inseri-nos ainda mais profundamente, nunca podemos abrandar. Eis o imperativo permanente: coopera!!!”  Livro Sua Missão, nossa missão, p. 60.

O encerramento aconteceu com a exposição dos cartazes que foram confeccionados durante a atividade em grupo. Nela, todos responderam as perguntas feitas pela Irmã Diná a respeito do que cada um espera para 2020 como ramo.

O Santuário vive em mim e eu vivo com o Santuário!!!

 

Por

Edson Mikus  / Catequese

Iris Marcomini / Liga de Mães e de Famílias

 

1 Comment

  • by Bárbara Posted 19 de fevereiro de 2020 09:39

    Que registro lindo!!! Não canso de olhar as fotos e sentir gratidão por esse grande dia.
    “Pai somos tua família, Pai Tua Aliança, a nossa missão”

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *