Uma sexta-feira repleta de amor!!!

Uma sexta-feira repleta de amor!!!

38 casais e uma afirmação: “Eu escolho você para sempre”

Era para ser uma sexta-feira comum para muitas famílias, mas não para aquelas que escolheram, no dia 29 de março de 2019, estar no encontro de Famílias no Santuário Tabor Morada da Alegria Vitoriosa, em Araraquara/SP.

Estava tudo preparado com carinho: na entrada uma mesinha com suco e bolachas para recepcionar os casais que, aos poucos, chegavam com o coração aberto na busca por algo que só Deus conseguia ver em seus corações. 38 casais dedicaram um tempo para rezar juntos, como família.

Abrindo a noite, alguns representantes da Obra de Famílias de Schoenstatt (da União e da Liga) iniciaram o encontro dando as boas-vindas, também agradecendo pelo “sim” de cada um nessa sexta-feira. Em sequência tomou a palavra o Pe. Afonso Wosny, assessor da Família de Schoenstatt de Araraquara e diretor regional do Movimento no Sudeste.

Pe. Afonso inicia o encontro convidando os casais a deixarem-se entregar ao “projeto da vida matrimonial na luz do querer da vontade de Deus”, pois, quando se sabe aonde ir, o caminho fica muito mais fácil. E lança aos casais a pergunta: Qual o projeto de vida matrimonial dado a cada um? Cada história é diferente uma da outra, cada pessoa tem suas dificuldades e traz consigo uma história de casal, mostrando como Deus é criativo e não repetitivo – a história é única em cada família.

O projeto de vida matrimonial

Esse projeto de vida, essa história de amor é um presente dado por Deus. E esse presente traz consigo a tarefa de fazer o outro feliz, de suportar, de aguentar, de estar junto em todos os momentos da vida, aponta o assessor. Pe. Afonso alerta para não permitirem que o casamento se torne cinza, mas, ao contrário, esteja sempre vivo. “Escolhe um ao outro a cada dia e para sempre. A escolha de um para o outro significa igual ao dia do casamento: eu me entrego a você e eu te recebo. Em Schoenstatt os casais procuram, de mãos dadas com Maria, a Mãe de Deus, a ajuda de se entregar e receber o outro como ele é, como escolha livre e original, entregando e acolhendo”.

Em seguida, cada pessoa é convidada a responder, individualmente, as seguintes perguntas:

– Temos cuidado do nosso projeto de vida matrimonial?
– O que expressa ou pode expressar esse projeto?
– Como está nossa comunicação?
– Como está o uso do nosso tempo?
– Quais os costumes familiares eu gostaria que cultivássemos?

A alegria de escrever “A Carta”

Sem saber o que viria após as respostas, os participantes respondem as questões de forma sincera e, enquanto tudo acontecia no salão do Santuário, as crianças brincavam e preparavam uma grande surpresa para os pais. Ao terminarem de responder, Pe. Afonso pede que os casais fiquem de frente um para com o outro e, nesse momento, troquem a folha de respostas, acolhendo o que cada um escreveu.

 

Diante dessas respostas, Pe. Afonso enfatiza como a vocação do matrimônio é sagrada e como Schoenstatt pode ajudar as famílias no caminho da santidade, sempre de mãos dadas com Maria, unindo o humano com o divino.

“Família escola de humanidade, a família é o único lugar onde a pessoa é acolhida e aceita pelo simples fato de existir”.

Eu escolho você para sempre!

Cada casal é convidado por Deus a renovar sua história de amor, dizendo um ao outro “Eu escolho você para sempre”. E, nessa entoada, Pe. Afonso pede para que cada um escreva uma carta de amor para o cônjuge.

Essa carta de grande valor foi entregue de um para o outro dentro do Santuário. Cada casal entrou, com velas acesas nas mãos, e, diante da Mãe de Deus, trocaram suas cartas dizendo mutuamente: “Eu escolho você para sempre”. Todos os 38 esposos puderam se abrigar espiritualmente no Coração da MTA e, literalmente, entre as paredes do Santuário, contemplar o Tabor, confirmando que ali é bom estar.

No altar do Santuário também estava o presente das crianças para os pais, um grande cordão criado por vários elos, nos quais cada criança pode desenhar a imagem ou escrever o nome de sua família. Dessa forma, todas as famílias foram entregues aos cuidados da Mãe de Deus, para que a Mãe também sempre proteja e fortaleça esses elos de amor e amizade que brotam dentro do Santuário.

Clique aqui para ver as fotos

 

Por Julieide Simões Valderrama – Liga de Famílias

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *